quinta-feira, 15 de julho de 2021

Misericórdia para com os que rejeitam a Cristo

 


Misericórdia para com os que rejeitam a Cristo

“E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros diante da sua face; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.” (Lc 9.51-56)

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - MG

Tiago e João ficaram enfurecidos pela rejeição dos samaritanos em conceder pousada para o Senhor Jesus, estes dois apóstolos queriam que Jesus os liberassem para pedir que fogo do céu descesse e consumisse os samaritanos, embora estivessem querendo defender a honra de Cristo, todavia, estavam totalmente isentos de compaixão e misericórdia; Cristo imediatamente os repreendeu e declarou mais uma vez o propósito pelo qual veio ao mundo: “o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las” (Vs.56a).

Às vezes esta “santa indignação” quer tomar nossos corações quando alguém rejeita o evangelho de Cristo, se recusam à pegar um folheto, nos dizem palavras duras ou não nos permitem entrar em sua casa; Não precisamos desejar nenhum mal para os que rejeitam a Cristo, pois para os tais, já há um juízo lhes aguardando caso não se arrependam (Mt 10.11-15); (Mc 15.15-16); (Jo 3.16-18,36). Mas diante destas manifestações, devemos ter o sentimento e a atitude de Cristo, sentirmos compaixão por estas almas e ignorarmos tais atitudes: “e foram para outra aldeia” (Vs.56b).

Mais tarde, o Senhor Jesus ordena que o evangelho fosse pregado em todo o mundo (Mc 16.15); (At 1.8), mediante a perseguição, Filipe desceu à cidade de Samaria e lhes pregou a Cristo e o resultado foi extraordinário (At 8.1-13) e com certeza, muitos daqueles que rejeitaram a Cristo naquela ocasião, O receberam em seus corações.

É necessário entendermos que tudo tem o seu tempo (Ec 3.1ss) e que não podemos desistir das pessoas, quem diria que um dos maiores perseguidores da Igreja de Jesus (At 8.3), seria um dos mais afligidos em propagar a fé cristã? (2Co 11.16-28); O próprio Paulo declara que perseguia a Igreja de Cristo por causa da sua ignorância e incredulidade, mas todavia, ele alcançou misericórdia e graça (1Tm 1.12-14).

Nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra Satanás e seus anjos (Ef 6.12), é o diabo que influencia as pessoas para responderem negativamente ao evangelho de Cristo (Mc 4.15); (2Co 4.4), portanto, devemos ter compaixão e mansidão para ensinarmos a verdade de Cristo a fim que se desprendam dos laços do diabo (2Tm 2.24-26); (Jo 8.32); (Rm 10.1-4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário