sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Pare de Reclamar e Seja Grato!

 

Pare de Reclamar e Seja Grato!


Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança/MG

Texto Base: (Nm 21.4-9).

Assista o vídeo abaixo que foi gravado no ano passado, mas continua pertinente para este ano.



Vs.4: Em dado momento no êxodo do povo de Israel, a alma deles se angustiaram.

Neste ano de 2020 a trajetória foi dura, foi difícil para todo mundo né? Mas como está o seu coração? Qual é o sentimento que perpassa em sua alma? Sentimento de gratidão ou de murmuração? A murmuração revela a insatisfação, a ingratidão e o pessimismo, todos nocivos para o ser humano.

Vs.5: No caso do povo de Israel, o sentimento da maioria era de murmuração, pois eles estavam reclamando da escassez de pão e da água e também estavam enjoados do maná (Nm 11.1-11). Vamos aprender sobre o Maná?

A) Significado: Maná significa: “o que é isto?” , era o pão do céu (Ex 16.15).

B) Aparência: O maná era pequeno e arredondado parecendo com a geada ou com uma semente de coentro e sua cor era de bdélio (branco); (Ex 16.14,31); (Nm 11.7).  

C) Sabor: Seu gosto era adocicado semelhante a “bolos de mel” (Ex 16.31)

D) Diariamente: Caía todo dia pela manhã junto com a geada do céu (Ex 16.14); (Nm 11.9).

E) Abundância: Tinha para todo mundo se saciar, ou seja, não faltava, mas também não sobejava (Ex 16.17-18). A quantia para cada pessoas era de 1 Gômer, cerca de 2 litros e eles usavam para fazer bolo (Nm 11.8).

F) Durabilidade: Não podiam guardar para outro dia, senão estragava (Ex 16.19-20) e quando o sol aquecia o maná derretia (Ex 16.21).

G) Exceção: No Sábado não caía (Ex 16.25-29); Portanto no sexto dia colhiam em dobro (Ex 16.22-24).

H) Provisão Divina: Deus enviou maná durante 40 anos (Ex 16.35), só parou quando o povo de Israel entrou em Canaã (Js 5.12).

Com isto, aprendemos várias lições.

* Não devemos andar ansiosos, Deus conhece e supre todas as nossas necessidades. Pois assim como Deus cuidava deles, Ele também cuida de nós (Mt 6.25-34); (Fp 4.6-7).

- A ansiedade não é pecado, pois é um sentimento inerente a natureza humana, mas o pecado é andar, viver ansioso (Mt 6.25).

- A ansiedade revela nossa incredulidade (Mt 6.31-32), podendo levar-nos a precipitação.

- A ansiedade é inútil, pois não podemos fazer nada em relação ao futuro; Nós não estamos lá! (Mt 6.27).

- A ansiedade rouba a bênção da alegria de hoje, traz um peso muito grande e desnecessário: cada dia tem o seu mal, seu peso, se trazermos o peso do amanhã e somarmos com o de hoje, teremos um terrível fardo (Mt 6.34); (1Pe 5.7).

* Devemos depender unicamente de Deus, pois nossa provisão (Mt 6.33) e prosperidade (Dt 8.10-20) vem Dele (Dt 8.11-18); X (Lc 12.13-21).

Conheça meu Livro. Clique na imagem abaixo e saiba mais:



* Nesta vida, tudo é passageiro (Mt 6.19-21): O Senhor Jesus não está desprezando o trabalho, o planejamento financeiro e a prosperidade, mas Ele está nos advertindo sobre a não colocarmos o nosso coração (Confiança/Satisfação/Prazer/Alegria) nas riquezas Vs.21, pois elas são perecíveis (traça e ferrugem) e passageiras, são de pouca duração (Ladrões minam [cavar - entram a força] e roubam), portanto, devemos ajuntar tesouros no céu, lá sim as coisas são eternas e ninguém pode nos tirar.

* Devemos buscar a sabedoria divina para vivermos em cada situação (Fp 4.10-13), administrando bem os recursos que Deus nos proporcionou (2Rs 4.7).

* É necessário agradecer pelo que já temos. Não podemos depender das circunstâncias terrenas para sermos felizes, nossa felicidade deve estar em Deus (Sl 4.7-8).

* Entregue ao Senhor o seu caminho, o ano de 2021, sua família, o seu futuro e confie totalmente Nele! (Sl 34.3-6, 23-25).

Vs.6: O povo de Israel recebeu o castigo de Deus pela sua murmuração, pois as serpentes mordiam e matavam muitas pessoas (1Co 10.10).

Vs.7: Depois disto, o povo se arrependeu de seu pecado e clamou a Moisés, e este clamou a Deus.

Vs.8-9: Deus falou pra Moisés fazer uma serpente de metal e pô-la numa haste, pois desta forma, quando alguém fosse picado por uma serpente, era só olhar para serpente de bronze e logo era sarado e permanecia vivo.

O Senhor Jesus faz uma tipologia com esta serpente, somente por Ele podemos sermos salvos (Jo 3.14-16,36); (Jo 14.6); (At 4.12); (1Tm 2.5).

Só olhando para o Senhor Jesus é que nós teremos um coração grato e uma fé inabalável (Hb 12.1-2).

Todos nós estávamos condenados à morte, mas Deus enviou o Senhor Jesus para perdoar os nossos pecados e conceder-nos a vida eterna, esta é causa principal pelo qual nasceu (Rm 5.8-11); (Ef 2.1-10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário