sábado, 2 de março de 2019

As Consequências de nossas escolhas


As Consequências de nossas escolhas
Um paralelo entre as escolhas de Isaque e Sansão e suas consequências.

 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo”. (Ec 11.9)

Um estudo para os jovens com foco sobre:
Obediência aos pais, santidade ao Senhor, relacionamento amoroso e sexualidade.

Pb.Tiago Luis Pereira- Cachoeira- Boa Esperança

1. Ambos nasceram pela vontade direta de Deus:
* Isaque nasceu pela vontade de Deus (Gn 18.9-14)
X
# Sansão também nasceu pela vontade de Deus (Jz 13.2-5)
Jovem! Não importa se você nasceu pela vontade ou não de seus pais, creia que você nasceu pela vontade de Deus, e Ele tem planos lindos para sua vida!

2. Ambos são frutos de um milagre:
* A mãe de Isaque era estéril: (Gn 11.30); (Gn 16.2)
X
# A mãe de Sansão também era estéril: (Jz 13.2)

3. Ambos nasceram com um propósito:
* Isaque nasceu com um propósito (Gn 15.1-4) Herdar as Promessas do pai Abraão ditas por Deus e passar para sua descendência.
X
# Sansão também nasceu com um propósito (Jz 13.5) Combater com os filisteus, defendendo seu povo.
Todos nós temos no mínimo 2 propósitos:
1° Glorificar a Deus: Todo ser humano nasce segundo a imagem e semelhança de Deus.
2° Abençoar pessoas: Ser bênção na vida de pessoas
JOVEM! VOCÊ TEM CUMPRIDO SEU PROPÓSITO PELO QUAL DEUS TE ENVIOU AO MUNDO?
Perceba que Isaque e Sansão tiveram muitas coisas em comum:
A) Nasceram pela vontade de Deus.
B) Tinham mães estéreis e nasceram por um milagre.
C) Tinham pais que serviam ao Senhor.
D) Tinham pais que os ensinaram no caminho do Senhor.
F) Tinham pais que os amavam e se preocupavam com seus futuros.
G) Tinham propósitos de vida.

Mas é à partir daqui que Isaque e Sansão começam a se distinguirem.
Cada um de nós temos o livre-arbítrio, ou seja, temos o poder de decisão sobre nossas escolhas, Deus havia libertado o povo de Israel da escravidão do Egito, e esta liberdade era real, pois o Senhor não os forçou a servi-lo, mas Deus deixou a dica:
(Dt 30.19 “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20 Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar”).
Temos que entender que as promessas e os planos de Deus para nós são condicionais:
Promessa feita a nação de Israel:
(Dt 28.1 E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra”.
Quebra da aliança com o sacerdote Eli:
(1Sm 3.30 “Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”).
Desprezo ao rei Saul:
(1Sm 13.13 “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; 14 Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou”).
Promessa de salvação, de vida eterna:
(Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”).
Jovem! Temos poder sobre nossas escolhas, quais têm sido as suas?

4. Obediência a Deus e aos Pais:
* Isaque se sujeitou a seu pai, se entregando a Deus totalmente em holocausto (Gn 22.1-2, 7-9)
X
# Sansão iniciou bem (Jz 13.24-25), mas depois começou a desonrar seus pais, não ouvindo os seus conselhos (Jz 14.1-3) e a ocultar acontecimentos a eles (Jz 14.5-6,9).
Desobedeceu aos preceitos de Deus dados a ele, pois era um Nazireu (Jz 14.8-9); (Nm 6.1-8);
Devemos pois, por amor a Deus, escolhermos a obedecer ao Senhor, e honrarmos aos nossos pais.
6° Mandamento: (Ex 20.12 “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”).
(1Sm 2.23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24 Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR. 25 Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar).
Nossos pais (biológicos, “de criação”, ou responsáveis como: Avós, tios, primos e etc), são os tutores que Deus levantou para nossa promoção, depois do Senhor, são os que realmente querem ver o nosso bem, portando, a partir do momento que começamos a desobedece-los, a ocultarmos coisas que sabemos que eles reprovam, estamos cavando nossa própria cova.
Jovem! Sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. (Ef 5.1-3)
 (Ec 12.1); (Ec 12.13-14).

5. A respeito de seus relacionamentos amorosos
* Isaque casou com uma mulher de sua parentela chamada Rebeca, obedecendo e honrando ao pai (Gn 24.1-58)
X
# Sansão casou com uma mulher estranha, contrariando seus pais (Jz 14.1-3,7-11)
Perceba que foi Abraão que tomou a iniciativa de procurar uma esposa pra Isaque (Gn 24.1) e que os pais de Sansão também o haviam orientado a esse respeito (Jz 14.1-2), porque os pais de ambos sabiam das promessa de Deus para seus filhos, e o fato com quem eles se casariam poderia influenciar e muito acerca do futuro deles.
Isso nos mostra que mais do que nós, nossos pais também estão interessados na nossa felicidade tanto agora, mas principalmente quanto ao futuro.
Jovem! Deus tem um futuro lindo pra você, contudo, a pessoa com se casará poderá impedir que isso aconteça.
Jovem! Creia que um dos maiores sinais de Deus, que esta pessoa é para seu bem, é a aprovação dos seus pais.
Jovem! VOCÊ NÃO PODE CASAR COM QUALQUER UM, POR QUÊ?
PORQUE VOCÊ NÃO É QUALQUER UM!
Devemos ter cuidado com o “Julgo Desigual” (2 Co 6.11-15).
Porque mais do que importante, que a nossa vida sentimental é a nossa vida espiritual!
Porque mais do que importante, de amarmos as pessoas, é amarmos a Deus.
Isaque apesar de provações teve um casamento abençoado (Gn 25.19-23)
Sansão sofreu muito na sua vida sentimental (Jz 14.12-20); (Jz 15.1-9)

6. Em relação de sua vida moral e espiritual:
* Isaque foi puro, santo, pelo relato bíblico casou-se com 40 anos e virgem.
X
# Sansão foi imoral, um prostituto. *Prostituta (Jz 16.1) *Dalila (Jz 16.4)
Jovem! A Bíblia nos ensina muito sobre a sexualidade. Vamos ver?
O sexo uma bênção de Deus para ser desfrutado dentro do casamento, que por sua vez, é heterossexual e monogâmico e todo relacionamento sexual fora do casamento, não tem a aprovação de Deus, é prostituição.
Prostituição, do grego, pornéia, imoralidade sexual, te todas as formas.

A) Homossexualidade:
Característica de quem se sente atraído (sexualmente e/ou emocionalmente) por uma pessoa do mesmo sexo. (homem com homem e mulher com mulher)
(Lv.18.22 “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é”)
(Rm 1.26 “Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”).

B) Adultério:
Infidelidade conjugal; Traição de um dos cônjuges com uma pessoa casada ou não.
(Hb.13.4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará”).

C) Fornicação:
Ato vulgar; Ação de fornicar; relação sexual; Relação sexual entre pessoas que não são casadas ou não possuem um relacionamento estável.
(1Co 7.2 “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido”).
(1Co 6.18 “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”).
(1Tss 4.3 “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição. 4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”).

D) Pedofilia:
Distúrbio ou perversão que faz com que uma pessoa em idade adulta se sinta atraída por crianças; Prática sexual que se efetiva no contato íntimo entre um adulto e uma criança, através de estimulação genital, atos sexuais, carícias etc.

E) Incesto:
União sexual ilícita entre parentes consanguíneos ou afins; Relação sexual entre parentes, entre pais e filhos, entre irmãos (consanguíneos ou adotivos); (Lv 18.6-18)

F) Masturbação:
Ação ou efeito de masturbar; Ação de estimular manualmente os órgãos sexuais, normalmente, atingindo o orgasmo.
(Mt 5.27 “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno”).

G) Zoofilia:
Sentimento de proteção em relação aos animais; amizade, afeto ou estima que se tem para com os animais; [Medicina] Patologia definida pelo desejo ou prática de ter relações sexuais com animais.
(Lv 18.23 “Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é”).
(Dt 27.21 “Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amém”).

H) Necrofilia:
Psicopatologia. Ato de violar cadáveres; Utilização de cadáver para saciar desejos sexuais; Uso de cadáver com finalidade sexual; Atração sexual mórbida por cadáveres.

I) Flerte:
Ação de flertar, de namorar; namoro ligeiro, sem consequências; Cortejar alguém; namoricar ou paquerar; demonstrar interesse sentimental por alguém.
É o tal do ficar, um “relacionamento” sem compromisso. Veja as implicações:
A) Quem vive neste tipo de “relacionamento”, demonstra uma grande carência emocional e que jamais será saciada, (hoje é um, amanhã é outro, depois outro, depois outro e outro e outro e etc...)
Certamente essas pessoas viverão uma vida de “sofrência”, pois o (a) “crush” certamente te decepcionará.
Crush: No Brasil, a gíria é muito usada nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc), substituindo antiga “paquera”, principalmente como sinônimo de "paixonite" ou "quedinha" por alguém.
B) No ficar os sentimentos são superficiais, pois as pessoas são atraídas pela aparência física do “crush” e não de seu caráter, sua beleza interior e isso gerará vários sentimentos destruidores, frustração, baixa-estima (complexo de inferioridade), receio (medo) para entrar em novos relacionamentos e muitas angústias, podendo levar até mesmo a depressão.
C) É brincar com os seus sentimentos e dos outros, é “usar” as pessoas que são imagem e semelhança de Deus.
D) Biblicamente é viver na carne, é estimular seus desejos carnais, e alguns acabam saciando-se mutuamente com carícias e se relacionando sexualmente (fornicação), outros por sua vez, acabam se saciando particularmente (masturbação).
(Rm 8.8 “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”).

* Isaque tinha relacionamento com Deus (Gn 24.36); (Gn 26.22-25)

X

 # Sansão só se lembrava nas horas de aperto (Jz 15.18-19); (Jz 16.28-29)

7. As consequências das escolhas de ambos:
*Isaque foi um homem abençoado e próspero, mesmo passando por dificuldades (Gn 26.1-25)
Deus estava com Isaque (Gn 26.1-6)
Isaque morreu na sua velhice e deixou descendentes (Gn 35.28-29)
X
# Sansão colheu terríveis consequências:
Frustração na vida sentimental (Jz 14.20-Jz 15.1-6), (Jz 16.1-19)
 Perda da comunhão com Deus, O Senhor se retirou dele (Jz 16.19-20)
Derrota pelos seus inimigos (Jz 16.21)
Sansão morreu prematuramente, não deixou descendentes e na sua morte, matou muitos dos seus inimigos, mas poderia ter feito mais          (Jz 16.28-31)
Jovem! Tudo que plantarmos, colheremos. Tudo tem uma consequência!
Jovem! Podemos decidirmos nossas escolhas, mas não as consequências.
(Ec 11.9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. 10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade”.)
(1Co 6.9 “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”).
(Gl 6.7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”).
E aí quais serão suas escolhas?

Faça o download do estudo
                                            
(Fazendo o Download do estudo, o arquivo fica no seu dispositivo, podendo ser acessado quando você quiser, sem precisar da internet)

Pb.Tiago Luis Pereira- Cachoeira- Boa Esperança


Nenhum comentário:

Postar um comentário