sábado, 16 de fevereiro de 2019

Você ama a Deus?




“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder”. (Dt 6.4-5)

Um simples estudo para refletirmos profundamente sobre esta questão.

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança – Mg


1° A Bíblia nos revela como devemos amar a Deus:
“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder”. (Dt 6.4-5)
Este foi um mandamento dado a nação de Israel conhecido como:
“O Shemá”: É o imperativo de um verbo hebraico que significa "ouvir, obedecer", o qual se tornou, ao longo dos séculos, a confissão de fé dos judeus:
"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR" (Dt 6.4).
Jesus ratificou o monoteísmo judaico do Antigo Testamento afirmando que o Senhor Deus de Israel, mencionado em Deuteronômio 6.4-5, é o mesmo Deus que Ele revelou à humanidade (Jo 1.18), a quem também todos os cristãos também devem servir e amar acima de todas as coisas (Mc 12.29-30).
Assim, o Deus de Israel é o mesmo Deus do cristianismo, portanto devemos amar ao Senhor de todo nosso:
1.Coração. hb. Lebab;
Homem interior; a sede das emoções, da vontade e do intelecto.
A) Emoções:
Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento.
As emoções interferem na vida do ser humano, podendo influenciar em muitas de nossas atitudes, portanto, todas nossas emoções devem estar sobre o domínio do Espírito Santo de Deus para agrada-lo.

B) Vontade:
Determinação; sentimento que leva uma pessoa a fazer alguma coisa, a buscar seus objetivos ou desejos.
É a força interior que o impulsiona a fazer algo, aqui estão nossos desejos e anseios, portanto, nossa vontade e desejos devem estar sujeitos a vontade de Deus para agrada-lo.
(Rm 8.7 “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”).
C) Intelecto:
 Faculdade de entender; entendimento ou inteligência; É a nossa mente, onde raciocinamos, pensamos e refletimos e que rege toda nossa existência, sendo assim, devemos decidir à amar e servir ao Senhor.
No evangelho de Marcos 12.30, Jesus acrescenta a palavra “entendimento”.
João Batista, Jesus e os apóstolos pregaram o arrependimento de pecados; A palavra “arrependimento” no grego é metanoeo, que é mudança de mente.
Amar ao Senhor com o intelecto, com entendimento, é compreender e ser guiado pelas verdades espirituais, se despindo do velho modo de pensar, que é mundano e carnal.
(EF 2.2 “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”).
(Rm 12.1 “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Cl 3.1 “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.)

2.Alma. hb. Nephesh;
Seu ser, sua vida, seu fôlego; Isso fala de amar ao Senhor com toda nossa intensidade.
Quando amamos alguém ou temos muito prazer em algo, nos esforçamos muitas das vezes de forma muito intensa, para agradarmos e sermos agradados, mas que venhamos a amar e servir ao Senhor com mais intensidade de que nossos anseios.
(1Co 9.24 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”).
3.Força. hb. m ̂e Ìod:
Poder; grande quantidade, força, abundância, extremamente; Isso fala de todas as potencialidades do homem (Poder, riquezas, inteligência, habilidades e etc.) Devemos amar ao Senhor com tudo que possuímos.
Estes três vocábulos indicam tudo quanto somos, temos e podemos.

2° É amar a Deus com 100% de nossa vida, acima de todos os seres e acima de todas as coisas.
1. Amar a Deus e não aos ídolos (imagens de escultura):
(Dt 6.13-15); (Ex.20 3-6);
(Mt 4.10 “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”).
Amar a Deus é adorar, servir, se prostrar, venerar, reverenciar, invocar e pedir somente a Deus.
2. Amar mais a Deus do que os seres humanos: (MT 10.32-39)
Amar a Deus também inclui em amar nosso próximo (1Jo 4.20), porém...
A) Família e amigos:
Mt 10.37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”).
Sabemos que Jesus é Deus (Jo 5.16-27); (Jo 10.30); (Jo 14.8-11)
Amar a Deus é ama-lo mais do que nossa família, pois esta muitas das vezes nos criticam, nos zombam e até mesmo nos perseguem por sermos cristãos, dessa forma, não devemos seguir a vontade de nossa família, mas a de Deus.
Quantas pessoas não tomam a decisão de verdadeiramente amarem e se entregarem ao Senhor de todo coração, porque seus pais, seus “amigos”, seu parceiro (a), ou cônjuge não gosta “dos crentes” e do evangelho, dessa forma, estão demonstrando que amam mais as pessoas do que a Deus!
B) A si mesmo:  
Mt 10.24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma”?
Amar a Deus é “abrir mão” de nossos sonhos e projetos egoístas, é renunciar nossas vontades e desejos carnais para fazer a vontade de Deus.
3. Prazeres (Mundanismo): (1Jo 2.15)
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.
Quantas pessoas não tomam a decisão de verdadeiramente amarem e se entregarem ao Senhor de todo coração, porque dizem:
“Ah! Não vou poder mais fazer ou usar isso ou aquilo...”
Ficam se embaraçando com muitas coisas, dessa forma, demonstram de fato que não amam a Deus! Jesus por amor renunciou sua glória, desceu e se fez como um de nós e sofreu até a morte de cruz por nos amar (Jo 13.1); (Jo 15.12-13); O Senhor Deus, nos deu prova do seu amor entregando seu único Filho(Jesus)para morrer por nós, a fim de não sermos condenados ao inferno, mas alcançarmos a salvação de nossa alma, a vida eterna! (Lc 22.39-44); (Jo 3.16); (Rm 5.8)
Se fazermos a vontade de Deus, o obedecendo, demonstramos nosso amor por Ele e desfrutaremos de sua doce presença (Jo 14.15,21)
Mt.10.32 “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus”.
Amar a Deus é confessa-lo, reconhecer, honrar e declarar publicamente que ele é o Senhor de nossas vidas, é ter prazer, se sentir honrado e não se envergonhar de ser um crente em Jesus, de carregar uma bíblia, orar e pregar em público e de confessa-lo mesmo que isto lhe custe a vida!
(Mt 10.25 “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”).

3. Dinheiro (materialismo):
(Mt.6.24: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”).
(Mt 6.33 Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”).
Amar a Deus implica em priorizar e dedicar nosso tempo em adoração e serviço ao Senhor.
Muitos afirmam que amam ao Senhor, mas não têm prazer na comunhão com o Senhor mediante a oração, o jejum, a leitura e o estudo da bíblia, no louvor, na adoração ao Pai no templo; As disciplinas espirituais nos conduzem à uma maior comunhão com Deus, é termos o prazer de “gastarmos” nosso tempo, na presença de Deus, muitos dizem que amam a Deus, mas estão longe destas disciplinas, mas se deleitam horas e horas no entretenimento (Televisão, Redes Sociais, Netflix, Jogos virtuais ou em outros lugares mil).
Amar a Deus implica em não confiarmos em nós mesmos e nem em nossas riquezas, mas em Deus. (Dt 8.10-18)
Amar a Deus nos leva a confiarmos que Ele é o Pai que cuida de nós, que suprirá todas as nossas necessidades; Muitos em sua incredulidade e ambição, acabam caindo no laço do diabo, aceitando propostas indevidas, subornando e aceitando suborno, quem ama a Deus quer viver em comunhão com Ele, agradando-o em tudo.
2Co 6.14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
Amar a Deus implica em honrarmos ao Deus com nossos recursos financeiros, demonstrando ao Senhor nossa gratidão e fidelidade por todas as bênçãos alcançadas e que não somos avarentos, ingratos e infiéis.
(Pv 3.9 “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos”.)
(2Co 9.7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”).

3° O esfriamento do amor
Deus tem comunhão conosco por causa do seu amor (Jo 3.16) e por amor, nós temos comunhão com Deus (Jo 14.21),
É nosso dever amá-lo porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19).
Mas muitos com o passar do tempo, perdem o amor genuíno ao Senhor, o chamado “primeiro amor”, e estão na igreja apenas por estar, fazem apenas por fazer, já não têm mais alegria da salvação, e estão ligados a Cristo somente pela estrutura, e estão prestes a serem arrancados pelo vento forte das provações ou por simples coisas e acontecimentos; É isso que Jesus cobrou da igreja em Éfeso (Ap 2.4) que havia deixado seu primeiro amor, tinham obras, trabalho, conhecimento da fé, discernimento espiritual, perseverança nas tribulações, mas deixaram o relacionamento genuíno pela falsa religiosidade.
Mas Cristo deixa-nos a advertência:
“Lembra-te donde caíste e arrepende-te e pratica as primeiras obras”... (Ap 2.5)

Primeiro Amor (Compositor: Aurélio Rocha)
Quero voltar ao início de tudo
Encontrar me contigo Senhor
Quero rever meus conceitos, valores
Eu Quero reconstruir
Vou regressar ao caminho
Vou ver as primeiras obras Senhor
Eu me arrependo Senhor,
Me arrependo Senhor
Me arrependo Senhor
Eu quero voltar
Ao primeiro amor
Ao primeiro amor
Eu quero voltar a Deus.

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança – Mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário