1° Tempestade ocorrida com Jonas e outros tripulantes:
É aquela provação que está ocorrendo justamente por causa da nossa desobediência (Jn 1.1-12); Nesta situação é só arrepender, confessar e obedecer que essa tempestade cessa (Jn 1.13-17). Esta se aplica tanto ao povo de Deus (Jz 2); (1Cr 7.14-15), quanto ao ministério (Jonas), como também para a pessoa que está em pecado, longe de Deus (Filho Pródigo - Lc 15.11-32).
2° Tempestade ocorrida com os discípulos e o Senhor Jesus juntos:
É aquela provação que está sendo causada pelo o inimigo de nossas almas; Nos 3 evangelhos (Mt 8.23/Mc 4.35/Lc 8.22) que relatam esta passagem, dizem que o Senhor Jesus chamou os seus discípulos para passarem para o outro lado em direção a Gadara onde estava um homem terrivelmente endemoninhado, por certo, Satanás não queria que aquele homem fosse liberto e salvo por Cristo. Nesta situação não precisamos ter medo, porque o Cristo Todo-poderoso está conosco e a vitória é certa! (Mt 8.26-27); (Mt 8.29); (Mt 28.18).
3° Tempestade ocorrida com o apóstolo Paulo e outros tripulantes:
É aquela provação que estamos passando como resultado de atitudes irresponsáveis de outros, os quais as pessoas não seguem as instruções corretas, ocasionando-nos terríveis aflições e provações (At 27.1-18). Mas nesta ocasião, não devemos temer, pois o Senhor está conosco para nos preservar com vida e isto é mais importante dos que os bens materiais que perdemos (At 27.19-25). Pois ainda que soframos dano ou perdas, Deus pode nos abençoar e nos restituir.
4° Tempestade ocorrida somente com os discípulos:
É aquela provação permitida por Deus para nos testar; 2 dos 3 evangelhos (Mt 14.22/Mc 6.45/Jo 6.16) que relatam esta passagem, dizem que o Senhor os ordenou, os obrigou a passar para o outro lado enquanto despedia a multidão; Depois disto, o Senhor Jesus ainda subiu ao monte para orar, e quando o barco já estava no meio do mar, veio um grande vento ao contrário, ondas açoitavam o barco e os discípulos já estavam cansados de remar, mas o Senhor estava os vendo e na quarta vigília da noite (das 3 às 6 da madrugada) foi ao encontro dos discípulos andando por cima das águas para os socorrer e os fazer chegar do outro lado. Essa ocasião permitida pelo Senhor Jesus foi para que confiassem mais Nele, pois seus corações ainda estavam endurecidos (Mc 6.51-52). Nesta ocasião não precisamos ter medo, pois Ele está pronto para nos socorrer e se revelar como o Todo Poderoso! Depois desta tempestade sua fé não será mais a mesma, pois você passará a confiar mais em Deus!