sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Série: "Ainda que..." #1

 


Série: “Ainda que...”

#1

 

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - MG

 

“Ainda que...”; Esta expressão indica tanto algo que já é real, que é existente ou algo que pode vir acontecer.

Eu selecionei alguns versículos da Bíblia Sagrada que contêm esta expressão e nestes textos mediante ao seu contexto, nós podemos aprender várias lições para nos exortar, consolar e nos orientar em muitas áreas da nossa vida.

Texto:

“Então, Balaão respondeu e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do Senhor, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande.” (Nm 22.18).

Contexto:

O povo de Israel estava avançando em seu êxodo rumo à Canaã e fizeram uma parada nas campinas de Moabe (Nm 22.1), Deus estava dando vitórias ao seu povo e isto causou pavor em Balaque que era o rei de Moabe (Nm 22.2-4); Pensando num meio de impedir o avanço dos israelitas, Balaque manda chamar a Balaão para que amaldiçoasse a Israel (Nm 22.5-8), mas Deus se manifesta a Balaão de noite dizendo que ele não deveria fazer isto, pois aquele povo (Israel) era bendito, ou seja, Ele os havia abençoado (Nm 22.9-12); Ao amanhecer, Balaão diz aos mensageiros de Balaque que não era possível ir, porque o Senhor lhe proibira, mas Balaque ao receber a notícia manda mensageiros mais nobres oferecendo riquezas e honrarias (Nm 22.13-17).

Agora sim, vem o versículo que destacamos para nossa meditação (Vs.18); Balaão responde aos servos de Balaque dizendo, que ainda que ele lhe desse todas as suas riquezas, era impossível ir contra a determinação de Deus.

Aplicação:

A) Ninguém pode ir contra a vontade de Deus:

“Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como detestarei, quando o Senhor não detesta?” (Nm 23.8,23); (Rm 8.31).

B) Deus é fiel:

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa.” (Nm 23.19a); (Is 55.10-11); (Jr 1.11).

C) Deus pode todas as coisas e ninguém pode frustrar os seus planos:

“...porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” (Nm 23.19b); (Jó 42.2); (Is 43.13)

D) Ninguém pode revogar a determinação de Deus:

“Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.” (Nm 23.20).

Mesmo contra a vontade de Deus, Balaão tentou amaldiçoar o povo de Deus, mas sem sucesso, Balaque reclamou contra Balaão dizendo que lhe estava pagando para amaldiçoar, mas ele estava abençoando (Nm 24.10), Balaão o responde usando as mesmas palavras que dissera aos seus mensageiros:

Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e ouro, não posso traspassar o mandado do Senhor, fazendo bem ou mal de meu próprio coração; o que o Senhor falar, isso falarei eu.” (Nm 24.13).

Creia nisso! Não importa quantos estão contra você, não importa quem esteja contra você, não importa o que estão fazendo contra você, nada disto te derrubará, pois você é bendito no Senhor, Ele te ama e te protege (Dt 23.5), a bênção Dele está sobre você para te fazer prosperar! (Jr 1.17-19); Tão somente permaneça em comunhão com Deus, do contrário, o próprio Deus será contra você (Nm 25.1-18); (Jr 2.1-19); (Jr 5.7-9).

Veja os exemplos abaixo:

A) José (Gn 37-45)

B) Sansão (Jz 13-16)